Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Mas como até aqui, mais para servir de repositório ao que sobra ou não cabe tão folgado em Da minha & doutras áreas, do que tentado a ser blog concorrente e competitivo. A retaguarda é onde aquimetem vai continuar a pontificar ao correr da p
O Verbo Divino é uma comunidade religiosa de leigos e clérigos que além da evangelização prima por fomentar a cultura e apoiar as carências sociais que lhe são reclamadas. Tem em São Arnaldo Janssen, o seu fundador, no ano 1879; e em São José Freinademetz, o seu primeiro missionário. Em Portugal o seminário de Tortosendo (Covilhã) é a casa-mãe dos primeiros padres missionários portugueses do Verbo Divino a que já aqui me referi em post de 22 de Outubro do ano passado. Se a primeira visita que ali fiz foi para assistir a uma feira missionária cujo objectivo consistia em angariar fundos para um furo de água em Chalaua (Moçambique), desta vez a proposta foi assistir a uma noite de fados destinando-se a receita ao "projecto missionário 2009" ou seja à construção de "casinhas para leprosos de Timor".
Habituados a estas santas aventuras, no sábado, dia 14, depois de almoço, um grupo de bajouquenses, amigos do Verbo Divino (AMIVD) no qual me integrei, partiu da Bajouca Centro e por Ansião, Figueiró dos Vinhos, Sernache do Bonjardim e Sertã atravessou a Gardunha para ao fim da tardinha chegar a Tortosendo. O tempo ajudou e após o Sr. Padre Soares nos receber com aquele seu hospitaleiro sorriso e nos distribuir as dormidas foi descer ao refeitório para um jantar partilhado do que cada um levou. Entretanto a hora vai se apróximando, as 21h30, e com ela também os artistas e os muitos apreciadores que encheram por completo uma grande sala, a bom gosto decorada. Adorei, não apenas pelo fim a que se destinava a receita, mas também pelo belo espectáculo que aqueles generosos profissionais de cordas e garganta nos proporcionaram em noite de fado. Parabéns!
O lema, deitar cedo e cedo erguer, só no levantar se respeitou. Foi deitar tarde para no Domingo, dia 15, às 08h30 estarmos todos prontinhos à saida do seminário e com o pequeno almoço comido ir visitar as termas de Unhais da Serra que remodeladas com modernas instalações reabriram este ano.
Unhais da Serra é uma importante freguesia do concelho da Covilhã e fica na estrada de Tortosendo para Coimbra, por Vide ou Alvoco da Serra. O seu "AquaDome é o primeiro Mountain Spa do País e, um dos maiores da Europa como conceito integrado 100% wellness, permitindo aliar a saúde à prevenção e ao bem-estar, em quatro grandes áreas funcionais. Fisicamente ligado ao H2otel, disponibiliza em exclusivo serviços integrados de Medical Spa, também com actividades outdoor, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela". O video dá do exterior uma breve imagem.
Finda a visita por volta das 9h30 deu-se inicio à viagem de regresso a casa, com passagem por Tortosendo, Caslelo Branco e Proença-a-Nova direitos à Sertã, onde no pintoresco restaurante da Idalina D.Cardoso (Bº da Ponte Romana) o cabrito no forno marcado para as 12h00, nos aguardava.
Ao lado do restaurante a ponte de estilo romano sobre a ribeira da Sertã.
Após o almoço partimos por Pedrógão Pequeno direitos a Ansião, donde se desviou por Venda do Brasil, Torre de Vale de Todos, São Tiago da Guarda, Rabaçal e Penela, onde a visita ao castelo se impõe e o asseio merece um rasgado elogio. Depois por Pombal e Mendes, foi o regressar à Bajouca para no Café Sousa tomar um cafezinho e fazer as contas à moda do Porto. E a pesar da chuva quem estava sem Missa poder aproveitar ainda para assistir à eucaristia dominical nas freiras de Monte Real às 18h00. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Não fora assim também não fazia sentido andar tanto para ouvir cantar o fado
Uma perspectiva do castelo
Uma panorâmica da vila de Penela vista do seu castelo.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.